X

Protagonismo Trans

Longa com direção de Luis Carlos de Alencar

ASSISTA ONLINE: https://www.youtube.com/watch?v=k4yJ3ZoxaAg

SINOPSE: Durante 3 meses em Nova Iguaçu, várias mulheres Trans da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, encontraram-se na boate Site Club para dialogarem sobre questões do seu dia-a-dia. Protagonismo Trans, um documentário que registrou a pesquisa qualitativa realizada pela FIOCRUZ chamada Protagonismo “trans”, processo transexualizador e atenção em HIV/aids: repensando políticas de saúde para (e com) travestis e transexuais numa perspectiva de integralidade”, coordenado por Adriana Geisler.

Cartaz do filme

cópiacartaz

VOCÊ QUER EXIBIR ESSE FILME?

Se você deseja exibir o filme Protagonismo Trans em sua organização, entidade de ensino, coletivo, mostra, com a presença das participantes do documentário, da coordenadora do projeto e/ou do diretor, por favor, entre em contato pelo emeio protagonismo.trans@ini.fiocruz.br

Você é a nossa distribuidora!

Financiada pelo UNODC - em parceria com o Ministério da Saúde - e realizada pelo Instituto Nacional de Infectologia da FIOCRUZ, sob a coordenação pela professora Adriana Geisler, a pesquisa que deu ensejo a estes produtos realizou uma intervenção junto à população de travestis e/ou transexuais da baixada fluminense, com o propósito de refletir sobre suas necessidades de saúde, numa perspectiva de integralidade.

Reconhecendo a necessária redução das distâncias entre produção de conhecimento e saúde pública, escolheu como estratégia metodológica as experiências das comunidades ampliadas de pesquisa.

Elegeu-se como campo empírico o território da Baixada Fluminense tanto em função da maior vulnerabilidade social da população local quanto da existência de movimentos sociais de “TT” receptivos à pesquisa.

Foram realizadas rodas de conversa na boate Site Club (gentilmente cedida pelo seu proprietário Julius e historicamente comprometida com essa população na Baixada), com o grupo constituído pelas travestis e transexuais da localidade, tornando possível identificar:

1) Aspectos estruturais, sociais, culturais e comportamentos associados à infecção do HIV, incluindo estigma e preconceito;

2) As demandas de travestis e transexuais no que diz respeito à prevenção e ao tratamento das DST/AIDS/HV e às “transformações corporais”;

3) As demandas de travestis e transexuais por acesso aos serviços de saúde de maneira ampla e numa perspectiva de integralidade.

A produtora Couro de Rato foi responsável pelo registro do trabalho e contou em seu plantel com:

Direção e Roteiro: Luis Carlos de Alencar
Direção de Fotografia: Vladimir Seixas
Edição: Mariana Jaspe
Assistente de Direção: Maycon Almeida
Produção: Adriana Gaesler
Edição de Som e Mixagem: Thiago Sobral
Fotografia adicional: Vitor Kruter
Design: Luiz Carlos Maia Duarte
Still: Eder Fernandes
cópia de Roda.jpg8

Diretor do documentário, Luis Carlos de Alencar é da capital da Bahia e mora no Rio de Janeiro desde 2003. Dirigiu o documentário Bombadeira, exibido em mais de 30 festivais nacionais e estrangeiros; foi diretor assistente nos longas Os Advogados contra a Ditadura, Militares que disseram não, O Veneno está na Mesa 2, Privatizações: a Distopia do Capital; nas séries da TV Brasil Caçadores da Alma (13 episódios), e da TV HD+, Brasil Místico (13 episódios); produziu o documentário Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado e assistência de direção de Raça.

 

cópia de DSC_0003

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA PRODUTORA COURO DE RATO

Contato

Entre em contato para desenvolvermos juntos novos projetos. Estamos no Rio de Janeiro.

contato@couroderato.com.br